Beauceron

14/03/2018

Embora apenas no século XIX esta raça tenha começado a ser considerada como tal, a verdade é que o Beauceron é conhecido desde finais de 1897.

O Beauceron ou Pastor de Beauce (Berger de Beauce) como também é conhecido é uma raça de pastoreio de gado originária do sul de Franca, junto aos Pirenéus. Devido à sua imponência e porte esta raça, para além do pastoreio, foi bastante utilizada como cão de caça de animais corpulentos, como por exemplo javalis.

Sendo um cão bastante inteligente e leal à sua família, nos dias de hoje, para além de ser utilizado como cão de guarda é também considerado um excelente cão de companhia embora seja exigente em termos de consistência de treino.


Grupo

Como cão de pastoreio o Beauceron pertence ao grupo 1onde estão também incluídas outras raças de pastoreio à excepção dos Boiadeiros Suiços.

Caráter & Caracteristicas

Os cães desta raça têm por norma um carácter bem definido e afirmado sendo possuidores de um grande senso de responsabilidade e de trabalho. É um cão que apresenta um temperamento muito tranquilo e equilibrado embora seja também bastante brincalhão e uma grande companhia para crianças. No entanto devido às suas dimensões é necessário ter atenção aquando de brincadeiras com crianças mais pequenas.

Embora seja um cão bastante confiante, o Beauceron costuma ser um pouco desconfiado com desconhecidos, o que em conjunto com o seu porte o tronam um excelente exemplar de cão de guarda.

Esta raça costuma ser bastante fiel e dedicada à sua família humana, no entanto o seu treino deve ser rigoroso e consistente desde tenra idade de forma a não se tornar difícil de gerir os seus comportamentos desviantes e os ter que corrigir quando este for mais velho.

Desporto canino de eleição

O Beauceron é um cão bastante versátil e existem diversas provas onde esta raça participa com sucesso como por exemplo competições de agility, pistagem, obediência ou até mesmo flyball. No entanto são as provas de obediência onde mais se destaca, uma vez que não é um cão veloz e tem um peso considerável para competir contra raças como o Border Colie ou o Malinois por exemplo.