Border Collie

19/10/2017

Os Border Collies são uma das raças caninas mais antigas. Desenvolvida na Grã-Bretanha esta raça nasceu do cruzamento de várias raças de pastoreio. Fortemente presente no continente Australiano, devido à chegada dos primeiros colonos ingleses, esta foi posteriormente cruzada com outras raças e que deram origem aos Pastores Australianos (descrição mais adiante). No entanto, o seu reconhecimento oficial como raça apenas foi reconhecido em 1976 pelo Kennel Club.


Grupo

As raça pertence ao Grupo 1 - secção 1, onde se encontram inseridos os cães de pastoreio e boiadeiros com a excepção dos cães pastores suiços.

Caráter & Caracteristicas

Os Border Collies têm uma caracteristica comum a todos os cães de pastoreio, a sua extrema dedicação ao tutor, trabalhando afincadamente para lhe agradar.

Esta raça é bastante activa e como tal, aborrecem-se fácilmente. Em casos onde os tutores não lhes proporcionam formas de "escoar" essa energia eles podem até apresentar alguma tendência destructiva.

São uma raça extremamente amigável e sociável que gosta de grandes passeios com os seus tutores, especialmente ao ar livre, devido às suas caracteristicas de pastoreio.


O seu caráter brincalhão e enérgico faz com que o Border Collie seja uma raça bastante popular.


Desporto canino de eleição

Devido às suas caracteristicas físicas, um dos desportos onde apresenta um melhor rendimento é o Agility, sendo uma das raças mais rápidas e eficientes na transposição dos obstaculos e por isso uma das mais utilizadas.