Dobermann

19/10/2017

O Dobermann é uma das raças que pode-se dizer que foi criada pelo homem. Na segunda metado do século XIX, na região de central da Alemanha, Thuringe, um coletor de impostos e guarda nocturno de nome Karl Friedrich Louis Dobermann decide começar a cruzar o seu cão de raça Pastor de Thuringian com outros de morphologias idênticas e de carácter agressivo (antepassados do Rottweiler, Pincher Alemão, Braco de Weimaraner, ... ) como forma de obter uma raça que lhe permitisse ter alguma protecção durante o desempenho da sua profissão.


Grupo

As raça pertence ao Grupo 2 - secção 1.1, onde se encontram inseridos cães do tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Cães de Montanha e Boiadeiros Suiços.

Caráter & Caracteristicas

O Dobermann é um cão de porte médio a grande, bastante elegante de musculatura desenvolvida e bem definida. Os exemplares desta raça possuem um forte temperamento e são bastante dedicados à sua familia, sendo particularmente gentis com crianças, fazendo jûz ao seu instinto protector.

Uma vez que o Dobermann é um cão de caráter bastante forte a sua educação deve ser rigorosa e acertiva, não sendo recomendado a qualquer pessoa. Um tutor de um Dobermann já deverá possuir alguma experiência com cães de forma a saber lidar correctamente com esta raça. No entanto o seu processo de adestramento é considerávelmente rápido uma vez que é uma raça bastante inteligente.

As suas caracteristicas de guarda fazem com que seja por natureza uma raça bastante territorial e por consequência, o seu convivio com outros cães também territoriais pode ser um pouco complicado.

Desporto canino de eleição

Devido às suas caracteristicas físicas, um dos desportos de eleição desta raça é o Mondioring ou Ring Français. Estes dois desportos vão ser destacado na secção de artigos desta página.