Dog Puller o desporto da moda

18/03/2019

Para os mais atentos certamente que já devem ter ouvido falar de Dog Puller, o desporto canino do momento. Este novo desporto canino está na moda e também por isso a biblioteca do cão preparou para vocês este artigo que vai tentar explicar no que consiste, quais as regras e as diferentes vertentes.

O Dog Puller é acima de tudo um desporto canino que permite a cães e aos seus tutores momentos de grande atividade física. Neste desporto são utilizadas duas argolas plásticas, nominadas de Puller. Estas argolas são o que dão nome a este desporto que é composto por duas modalidades distintas.

As duas modalidade em que se divide o Dog Puller são, o Puller Running e o Puller Jumping. O primeiro está relacionado com a velocidade da corrida do cão e o segundo com a sua capacidade de saltar. Ambas vão ser descritas em detalhe de seguida.

Puller Running:

Na disciplina de Puller Running a zona útil mede 10x44 metros divididas em três zonas diferentes e simétricas como podemos ver na figura a baixo.

O terreno é composto por uma zona central chamada de Start Zone que é o local de posicionamento do tutor. Dessa posição o tutor deve lançar o Puller para cada um dos lados alternadamente. De cada um dos lados existe uma zona de corrida ou Running Zone que corresponde à zona onde o cão corre para o Puller. Finalmente, de cada um dos lados, existe uma zona de captura do Puller ou Catching Zone que mede cerca de 7 metros e na qual o cão deve apanhar o Puller ainda em movimento.

Este exercício tem a duração de 90 segundos sendo que o cão deve apanhar e devolver à posição inicial o maior numero de vezes o Puller.

É de notar que neste processo o cão deve entregar o Puller em mão ou alternativamente deixar-lo aos pés do lançador dentro da Start Zone.

A pontuação é atribuída conforme o numero de argolas que o cão consiga apanhar em movimento dentro da zona de captura e devolver em seguida ao tutor na zona de inicio, sendo que cada um contabiliza um ponto.

Se pelo contrário, o disco for apanhado fora da zona de captura (antes ou depois), ou o cão não trazer a argola ao tutor, ou a argola não estar em movimento quando é apanhada pelo cão, a pontuação desse lançamento será zero.

Se por acaso o tutor lançar a argola dentro do tempo limite (90 segundos) mas o cão recuperar a argola fora desse tempo, o lançamento é válido e contabilizado conforme o descrito acima.

Puller Jumping:

Esta modalidade consiste em apanhar alternativamente cada um dos Puller durante o salto e tem também a duração de 90 segundos.

Nesta vertente o tutor tem que manter o cão motivado para que este apanhe cada uma das argolas durante o salto tentando em tempo útil apanhar o maior número de argolas. Depois de apanhar a argola, durante o salto, o cão, em seguida deverá larga-la e passar para a próxima argola.

Neste sentido, a pontuação é contabilizada da seguinte forma:

Apanhar o disco com as quatro patas no ar conta 2 pontos; apanhar o disco com duas ou três patas no ar conta 1 ponto e apanhar o disco com três ou quatro patas no solo não conta ponto nenhum. Se o cão saltar mas não apanhar o disco contabiliza zero pontos

Veja um video com alguns momentos de pura diversão do nosso amigo Cactus, um Spitz de um ano, a se divertir com este desporto de altissima diversão.

Deixamo-vos aqui algumas imagens sobre este novo desporto canino, espero que gostem!

Referências: