Entenda os conceitos de Reforço e de Punição

10/02/2019

Reforço positivo, reforço negativo, punição positiva e punição negativa são os quatro conceitos base da psicologia e adestramento canino.

Mas então o que significa cada um deles e como os diferenciar de forma rápida, simples e eficaz? É isso que vamos aprender ao longo deste artigo de A Biblioteca do Cão.

Antes de ver cada um destes conceitos de forma individual vamos analisar os termos "positivo" e "negativo". Comumente o termo "positivo" é algo associado a algo "bom" e contrariamente o termo "negativo" ligado a algo "mau". Contudo, do ponto de vista científico e nomeadamente da psicologia canina os termos "positivo" e "negativo" significam algo diferente. Então, "positivo" significa neste caso adicionar algo e "negativo" retirar algo.

Da mesma forma os termos "reforço" e "punição" significam coisas coisas diferentes daquilo a que as associamos no nosso dia-a-dia. Desta forma "reforço" significa sim algo bom e "punição" não significa castigo ou agressão mas sim algo mau.

Feita esta primeira introdução vejamos agora cada um dos termos em separado:

Reforço Positivo

O reforço positivo traduz-se pela adição de algo bom aquando da ocorrência de um comportamento desejado. Desta forma, com a adição de algo bom, o reforço positivo visa o aumento da frequência de um comportamento desejado.

Reforço Negativo

O reforço negativo traduz-se pela retirada de algo bom aquando de um determinado comportamento. Tal como no caso anterior, o objetivo do reforço negativo é o aumento da frequência de um determinado comportamento, no entanto, neste caso, pela retirada de algo bom como consequência.

Punição Positiva

A punição positiva traduz-se pela adição de algo mau aquando da existência de um determinado comportamento. Assim, a punição positiva visa a diminuição de um comportamento através da adição de algo mau como consequência desse mesmo comportamento.

Punição Negativa

A punição negativa traduz-se pela remoção de algo mau aquando da existência de um determinado comportamento. Finalmente, a punição negativa visa a diminuição da frequência de um comportamento através da retirada de algo mau como consequência.


Como resumo podemos dizer que os reforços visa o aumento da frequência de um comportamento desejado e a punição a sua diminuição como podemos ver no seguinte esquema de efeito da consequência.