Lobo Checoslovaco

05/11/2019

O lobo checo, ou como é também conhecido, cão lobo checoslovaco é uma raça relativamente recente e é um excelente exemplo do estreito parentesco entre cães e lobos. Como o nome sugere, o cão lobo checoslovaco teve origem na antiga Checoslováquia, a qual, desde 1 de Janeiro de 1993 se encontra dividida em República Checa e Eslováquia.

Com o objetivo de demonstrar que era possível criar descendência fértil através de um cruzamento entre um cão e uma loba e também entre uma cadela e um lobo foi cruzado um cão de raça pastor alemão e uma loba da cordilheira dos Cárpatos. Este cruzamento deu origem ao primeiro lobo checoslovaco. O facto de esta raça ser um cruzamento entre duas espécies distintas é considerada uma raça hibrida.

Os exemplares desta raça são em regra cães bastante activos, resistentes e corajosos embora um pouco desconfiados. O lobo checo é ainda descrito como um cão bastante fiel ao seu tutor e é um cão que necessita de bastante exercício físico e caminhadas longas ou até mesmo corridas na floresta são bastante recomendadas. Para além disso, o Lobo Checo, como cão muito próximo do lobo tem muito acentuado o seu sentido de "matilha" e por isso necessita de bastante companhia, não sendo o cão aconselhado para passar longas horas sozinho.

Grupo

O Lobo Checoslovaco pertence ao Grupo I onde também se podem encontrar por exemplos os pastores (pastor alemão, pastor belga malinois, etc).

Caracter e características:

O Lobo Checo sendo uma mistura entre um pastor e um lobo guardou muito do caracter do lobo, nomeadamente o seu instinto gregário e por isso é um cão bastante fiel com a sua família e com o seu tutor.

O Lobo Checo é bastante bom com crianças, no entanto é um cão bastante desconfiado com desconhecidos. É também um cão muito ativo, curioso e destemido. O seu adestramento é fácil, no entanto não deve ser realizado por alguém inexperiente uma vez que deve ser bastante coerente, firme e assertivo e acima de tudo baseado no reforço positivo.

Ainda relativamente à sua educação e adestramento é importante referir que uma sociabilização correta é importantíssima nos primeiros meses de cachorro, mas também ao longo de toda a sua vida. Esta fase torna-se primordial no Lobo Checo devido aos seus ancestrais os lobos que podem despertar no lobo checo, caso não seja corretamente socializado instintos de caça e até alguma agressividade para com outros cães ou animais.

Esta raça tem uma saúde bastante robusta e resistente não sendo conhecidos nenhuns problemas de saúde em particular.

O seu pêlo é bastante parecido com a pelagem do lobo e como tal pode-se considerar que tem duas pelagens distintas conforme a estação do ano em que se encontra, ou seja, pelagem de inverno e pelagem de verão. No inverno existe o predomínio de um sub-pêlo que junto com o pêlo de cobertura forma uma densa pelagem em todo o corpo que o ajuda a proteger-se do frio.

Comumente o lobo checo apresenta uma pelagem cinza-prateada com uma mancha mais clara na base do pescoço e do peito.

A sua pelagem obriga a que os tutores dos cães desta raça tenham alguma preocupação relativamente à escovagem, sendo aconselhado uma escovagem semanal no mínimo.

Embora seja um cão de porte grande, o lobo checo pode facilmente se adaptar a uma vida num apartamento, no entanto deve ser sempre assegurado uma boa dose de exercício físico e mental diário de forma a permitir que este gaste as suas energias e alivie o stress.

Desporto canino de eleição

O Lobo Checo é um cão bastante versátil no entanto os trabalhos de guarda são aqueles onde desempenha melhor as suas funções. Por esse motivo, mondioring ou ring francês são os desportos de eleição para esta raça.

Referências